Skip to main content

“What the Health” e outros 8 documentários sobre a filosofia vegana

Recentemente a Netflix lançou o documentário “What the Health”, que mostra a conexão entre o consumo de produtos de origem animal e as doenças. A obra tem os mesmos criadores do “Cowspiracy”, também disponível no serviço de streaming.

 

Sabemos que a produção audiovisual é um dos grandes recursos utilizados para disseminar a filosofia vegana. Aqui no Brasil, um dos pioneiros foi “A Carne é Fraca”, que chocou muita gente quando foi lançado por mostrar a brutal realidade da indústria de carnes.

 

Lançamento: “What the Health”

 

O documentário vegano da Netflix entrevista médicos, fazendeiros e outros profissionais para mostrar a relação entre as doenças e o consumo de comida industrializada. “What the Health” tem produção de Kip Andersen e Keegan Kuhn. O longa, que já está disponível para assinantes, mostra ainda a ligação dos produtos de origem animal e a indústria farmacêutica.

 

 

  1. “Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade”

 

O filme, que teve produção do ator Leonardo DiCaprio, ficou mundialmente conhecido. A obra mostra os danos ambientais e a crueldade contra os animais no abatedouro. “Cowspiracy” também questiona por que o assunto é pouco debatido até entre ambientalistas pelo mundo afora. Ele também está disponível na Netflix.

 

 

  1. “Live and Let Live”

 

Esse documentário reúne depoimentos que mostram a relação do homem com os animais e a opção de viver com base na filosofia vegana. “Live and Let Live” apresenta uma reflexão a respeito da ética, dos danos ambientais e questões que envolvem a saúde do homem. O filme pode ser assistido por meio do streaming.

 

 

  1. “Blackfish”

 

Essa obra não fala sobre o consumo de carne, mas sim da exploração de animais de outra forma. O documentário relata a história de uma baleia performática, a Tilikum, mantida em cativeiro pelo Sea World. Os criadores de “Blackfish” mostram a relação do tratamento cruel ao animal e os trágicos (e fatais) ataques a treinadores.

 

 

 

  1. “Speciesism: The Movie”

 

“Speciesism” aborda o sentimento de superioridade que o ser humano tem sobre os outros animais da terra. Pensamento utilizado como argumento para o abate de milhares de milhões de animais todos os anos. O filme questiona se somos tão especiais mesmo.

 

 

  1. “Terráqueos”

 

O longa relata o funcionamento de fazendas industriais e coloca em xeque a dependência que os humanos criaram na obtenção de produtos de origem animal. “Terráqueos” compara essa exploração (nos ramos de alimentos, vestuário, diversão ou ciência) com outras formas de dominação, como o sexismo e o racismo.

 

 

  1. “Glass Walls”

 

“Glass Walls” é apresentado por ninguém menos que Paul McCartney. Produzido pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), o documentário apresenta imagens chocantes que envolvem a indústria da carne, dos ovos e do leite. Uma frase traduz o conteúdo: “se matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos”.

 

 

  1. “A Carne é Fraca”

 

Já entre as produções brasileiras, temos o clássico “A Carne é Fraca”, feito pelo Instituto Nina Rosa e lançado em 2005. O filme mostra os impactos negativos de toda a trajetória da carne até chegar à mesa de quem a consome. É uma obra que teve bastante repercussão por conter cenas bastante intensas.

 

 

  1. “A Engrenagem”

 

Produzido pelo mesmo instituto, “A Engrenagem” recebeu uma crítica ainda melhor do que “A Carne é Fraca”. Com argumentos a favor da filosofia vegana ainda mais bem construídos e fundamentados, o documentário aborda os impactos do consumo da carne para o meio ambiente, para a saúde e para os animais.  

 

 

A grande maioria das produções contém imagens fortes. Por isso, veja o trailer antes e preste atenção também na classificação para poder assistir junto com crianças. Essa é apenas uma parcela de produções audiovisuais sobre o assunto. Então, vale a pena pesquisar mais!

 

O que achou das dicas? Compartilhe-as nas redes sociais para que seus amigos também conheçam o lançamento “What the Health” e os outros documentários sobre a filosofia vegana.

Um comentário em ““What the Health” e outros 8 documentários sobre a filosofia vegana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *