Skip to main content

Conheça alguns substitutos do ovo para receitas veganas

Aderir ao veganismo implica não apenas em retirar a carne da alimentação. Além dela, qualquer outro produto de origem animal não entra no cardápio, inclusive os ovos. Mas ainda bem que existem substitutos do ovo para receitas veganas e felizes!

 

Mas antes de aprender isso, precisamos entender porque o ovo é utilizado no preparo de alguns alimentos tradicionais. No bolo, por exemplo, ele tem mais de uma função. A gema deixa a massa encorpada e corada. Já a clara é utilizada para aerar e dar volume.

 

Como substituir o ovo para receitas veganas?

 

Para fazer a substituição, pense que quase toda receita vai precisar de algo para dar liga nos ingredientes. Algumas proteínas, gorduras vegetais e a lecitina de soja são opções que podem cumprir bem essa finalidade.

 

Claro que o sabor será um pouco diferente. Mas pense pelo lado positivo: você não precisa abandonar algumas comidas que são perfeitamente adaptáveis para receitas veganas.

 

Veja a seguir quais são os substitutos do ovo e quais são as alternativas para usar nas receitas:

1. Farinha de grão-de-bico

É perfeita para as receitas veganas salgadas, como hambúrgueres, coxinha, esfiha e quibe. Para fazer a substituição correta, pense que um ovo equivale a uma colher de sopa da farinha com um pouco de água.

 

2Frutas amassadas

Algumas frutas também podem ser utilizadas no lugar do ovo em alguns preparados. Maçã, banana e abacate são ótimos exemplos. Para cada ovo, utilize um quarto de xícara de maçã cozida e amassada. No caso da banana, a medida é um para um. Outra opção é o abacate batido: duas colheres de sopa para cada ovo substituído.

 

3. Linhaça em semente ou farinha

Entre os substitutos do ovo também está a linhaça, que pode ser usada enquanto semente ou farinha. Uma colher de sopa do alimento vegetal, que é rico em proteínas, pode ser misturada com três de água. Deixe que a linhaça absorva o líquido e adicione à sua receita vegana para dar a liga necessária.  

 

4. Semente de chia

Ao ser colocada de molho, a chia também tem o mesmo efeito que o ovo em algumas receitas. Isso porque o líquido fica gelatinoso, perfeito para integrar os demais ingredientes. Para um ovo, misture uma colher de sopa de sementes com três de água.

 

5. Lecitina de soja

A lecitina de soja é utilizada não só em receitas veganas. Ela tem consistência de mel e é aplicada para emulsificar. Cada ovo deve ser trocado por uma colher de sopa.

 

6. Ágar-ágar

Para substituir as claras de ovos, uma boa opção é o pó de ágar, conhecido como ágar-ágar. O produto deve ser misturado com água, na medida de um para um – o que equivale a uma clara de ovo. Bata a mistura na batedeira e deixe na geladeira (sua consistência será parecida à gelatina antes de resfriar).

 

Viu como existem muitas opções? Por isso, não há uma forma padrão de usá-las e a melhor recomendação é: experimente! Reinvente-se com várias receitas veganas e descubra aos poucos quais são os melhores substitutos do ovo.

 

Em todo caso, se você não tem muitas habilidades na cozinha e não quer arriscar, conheça os alimentos veganos da VegaSite? Os pré-assados, por exemplo, vêm prontos para serem colocados no forno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *