Skip to main content
Vitamina B12

Como controlar a ingestão de vitamina B12?

Se existe uma questão nutricional que precisa da atenção dos veganos é a deficiência da vitamina B12. Isso porque nessa filosofia de vida a alimentação precisa, na grande maioria das vezes, de suplementação desse nutriente importante para funcionamento do organismo.

De acordo com o coordenador do departamento de medicina e nutrição da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), Eric Slywitch, essa vitamina está presente em grande quantidade apenas nos alimentos de origem animal.

O problema não é tão grande para os vegetarianos que consomem leite, queijos e ovos, pois esses alimentos têm essa vitamina em sua composição natural. Se a frequência de consumo for adequada, talvez não haja necessidade de suplementação.

Sintomas da falta de vitamina B12

Por ingerir baixas ou quase nenhuma quantidade de vitamina B12, os veganos podem sofrer com anemia, danos no sistema nervoso e até doenças cardiovasculares. Os sintomas mais claros são fraqueza, cansaço físico, falta de apetite e perda de peso, por exemplo.

Eles podem aparecer depois de cinco anos de carência ou até dentro de um ano em algumas pessoas. Porém, é preciso investigar, pois os mesmos sinais podem sinalizar doenças que não têm nenhuma relação com a falta de vitamina.

Dessa forma, é importante consultar médicos e fazer exames para chegar a um diagnóstico correto. Detalhe: alguns problemas de saúde causados pela deficiência da vitamina B12 podem ser irreversíveis. Então, a questão merece muita atenção!

Recomendações para um equilíbrio

Para os veganos, o caminho mais adequado é a suplementação e a ingestão de alimentos enriquecidos. Os suplementos de vitamina B12 são fabricados a partir de microorganismos que, segunda a ciência, são seres sencientes (que não têm capacidade emocional).

Além dos veganos, qualquer pessoa acima de 50 anos deve fazer a suplementação de vitamina B12, já que o organismo diminui a capacidade de absorção de fontes naturais.

Em vários países, o recomendado é ingerir 5 mcg (microgramas) da vitamina diariamente. Grande parte dos suplementos tem dose de 10 mcg, mas isso não representa um problema, pois não existem indícios de que o nutriente seja tóxico para nosso corpo.

A forma que a suplementação é feito precisa de bastante atenção, pois a vitamina é mais bem absorvida quando ingerida aos poucos. Se um leite vegetal for enriquecido com 1 mcg de vitamina B12, basta consumir três doses no dia, por exemplo.

Poder da vitamina B12

A vitamina B12 é a única que não pode ser obtida a partir de fontes vegetais. Mesmo com uma dieta rica e diversificada, com frutas, legumes, verduras, grãos e a ajuda dos raios solares (como no caso da vitamina D), não é possível atingir os níveis adequados.

Por isso, para quem não come carne, somente os suplementos e os produtos enriquecidos fornecem a quantidade ideal para manter uma boa saúde. Para se sentir mais seguro, é preciso sempre checar o rótulo desses alimentos, conferindo a tabela nutricional.

Com esses dados em mente, é possível elaborar um controle que atenda à suas necessidades e também seus gostos pessoais. Lembre-se que consultar um nutricionista deve estar na sua rotina vegana. Assim, será possível checar como estão os índices de vitamina B12.

Gosto do texto? Os veganos devem mostrar aos seus pares a importância da suplementação da vitamina B12. Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e ajude-nos a disseminar essa informação!

Um comentário em “Como controlar a ingestão de vitamina B12?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *