Skip to main content

7 passos para se tornar vegano em 2018!

Ano novo é sinônimo de mudança. É nessa hora que todos começam a prometer começar uma dieta, mudar de emprego e tantas outras coisas. Então por que não aproveitar a mudança de ano para se tornar vegano de vez? Separamos aqui algumas dicas para começar a adotar essa dieta e acabar com as desculpas.

1. Encontre uma motivação para se tornar vegano

O primeiro passo para conseguir abandonar os hábitos carnívoros neste novo ano é estar motivado. Se tornar vegano quer dizer que você encontrará tentações diárias, além de reclamações de amigos, parentes e conhecidos. Sem um firme apoio moral, é possível cair na tentação de retornar aos antigos hábitos.

A motivação mais comum é ter o bem dos outros seres vivos e do meio ambiente como foco principal. O modo de vida vegano é mais saudável, ajuda a diminuir a poluição e gases do efeito estufa e a combater os maus tratos aos animais. Pesquise sobre esses temas para encontrar a motivação perfeita para você.

2. Comece gradualmente

Alguém que comeu carne durante anos da sua vida dificilmente consegue parar e tornar-se vegetariano do dia para a noite. Com o veganismo, essa transição é ainda mais difícil por ser necessário deixar de utilizar diversos tipos de produtos.

Para facilitar o processo, comece aos poucos. Corte leite e derivados ou diminua a quantidade de dias da semana em que come carne. Conforme o consumo desses produtos cair e você perceber que é possível viver sem eles, você se tornará um vegano completo.

3. Invista em receitas novas

Uma das melhores maneiras de se tornar vegano é renovar seus métodos na cozinha. Preste atenção na maioria dos pratos que as pessoas cozinham que usam carne. É muito fácil transformá-los em variações que usam somente produtos de origem vegetal.

Quer um exemplo fácil? Lasanha. Por que todo mundo enche a lasanha de queijo, presunto e carne se berinjela e molhos veganos fazem a lasanha perfeita?

Comece a estudar a cozinha vegana e a preparar esses pratos para você, seus amigos e família. Ao se apaixonar pelos pratos novos, você naturalmente deixará de consumir vários produtos de origem animal.

4. Procure auxílio profissional

Envie sua pergunta no site: alimentacaosemcarne.com.br

Sabe aquele velho mito de que veganos não conseguem todos os nutrientes que precisam? Isso só é verdade quando a pessoa se alimenta de maneira incorreta e tem uma dieta pobre. Para evitar que seu corpo passe por tempos difíceis, é extremamente importante procurar um nutricionista que te indique os alimentos essenciais na dieta. Assim, será possível ficar ainda mais saudável do que era quando comia carne.

5. Utilize substitutos para carne, leite e derivados

Está com saudades de fazer um doce que usava creme de leite? Tenho boas notícias para você: existem cremes de “leite” feitos a partir de soja que ficam perfeitos em receitas de doces. Procure com cuidado e encontrará diversos substitutos.

Todos eles possuem sabores ótimos e autênticos, podem ser usados para receitas ou para complementar a alimentação. Dessa forma, não será preciso abrir mão de seus pratos favoritos ao se tornar vegano. Não é ótimo?

6. Aumente a quantidade de frutas, legumes e cereais

Mesmo que muita gente pense na carne como um dos elementos mais importantes na alimentação, são os vegetais que trazem qualidade de vida para nossa dieta. Uma boa quantidade de frutas, legumes e cereais deve ser a base da sua alimentação. Sem eles, seu corpo ficará carente de nutrientes.

Tome cuidado com carboidratos simples que possuem um valor energético alto e poucas fibras. O correto é priorizar alimentos naturais ou integrais sempre que possível para fornecer o melhor para seu organismo.

7. Faça uma rede de apoio com amigos e colegas veganos

Se existe algo que realmente vai te ajudar na transição em 2018 é companhia. Uma rede de apoio te ajudará a dividir problemas e frustrações. Procure novos amigos veganos nos seus círculos sociais ou em grupos na internet. Eles conseguirão te ajudar a continuar motivado e podem até te passar receitas novas.

Está preparado para se tornar vegano em 2018? Deixe nos comentários algumas outras dicas que você pensa que serão úteis para esse novo estilo de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *