Skip to main content

14 de março é Dia Nacional dos Animais

Talvez você nem soubesse da existência desta data. Sim, em 14 de março comemora-se o Dia Nacional dos Animais. Mas será que temos tanto assim a comemorar? Claro que ainda falta muito para alcançarmos o ideal vegano, entretanto, a ocasião serve justamente para divulgar as ações contra o consumo e maus-tratos dos animais.

A data traz para o primeiro semestre do calendário brasileiro uma celebração parecida com a de 4 de outubro — Dia Mundial dos Animais.  Então, se você caiu de paraquedas aqui neste texto, segue em frente para entender mais sobre essa homenagem aos bichos.

A origem da data comemorativa

O Dia Nacional dos Animais é comemorado no Brasil desde 2012, quando o projeto de Lei 3676 pedia a criação do Estatuto dos Animais. Porém, tal propositura foi arquivada alguns anos depois. Em 2015, um novo projeto de lei surgiu e continua em tramitação.

Tudo muito recente, não? Essa situação nos mostra como estamos atrasados quando o assunto é direitos dos animais!

Maus-tratos

Maus-tratos contra animais é crime! Ponto. Não há o que se discutir sobre isso quando há o reconhecimento da Lei de Crimes Ambientais, no artigo 32, e da Constituição Federal. Portanto, a legislação determina como crime qualquer ato de abuso, ferimento ou mutilação de animais — sejam eles domésticos, domesticados, silvestres, exóticos ou nativos.

Quem for flagrado em uma dessas ações está sujeito a detenção com pena de três meses a um ano, além da multa. Para ficar mais claro, são considerados alguns dos maus-tratos mais comuns contra animais:

  • Bater;
  • Abandonar;
  • Envenenamento;
  • Não cuidar de enfermidades;
  • Falta de higiene e local adequado;
  • Prender com correntes e cordas;
  • Submeter a trabalho forçado e rinhas,
  • Não oferecer comida, água e abrigo.

Um dos maiores problemas enfrentados por ONGs de proteção dos animais é o abandono. Isso porque a falta de conscientização a respeito dos benefícios da castração faz com que a população animal cresça desordenadamente.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), são mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil — dois terços desse número são de cães e um terço, de gatos.

Denúncia

Qualquer pessoa que presenciar um caso de maus-tratos pode formalizar uma denúncia junto às autoridades responsáveis. Em qualquer cidade, basta procurar a delegacia da Polícia Civil e registrar um boletim de ocorrência. Para casos flagrantes, é interessante acionar a Polícia Militar através do número 190.

Outra medida é ir até o Ministério Público, pois todo município deve ter um promotor de Justiça do Meio Ambiente. Além disso, as entidades protetoras dos animais também podem oferecer informações úteis para sua denúncia.

Como mobilizar pessoas no Dia Nacional dos Animais?

Que tal ir além do botão compartilhar nas redes sociais e tentar se mobilizar na vida real? Aproveite o Dia Nacional dos Animais para promover ações concretas como, por exemplo, fazer uma doação para uma ONG ou dar uma palestra sobre o veganismo.

Para celebrar tamanha importância dos animais, nada melhor do que termos uma data comemorativa como essa. Afinal, é um momento especial para lembrar a necessidade de cuidados com os animais e a preservação da vida — seja ela qual for!

Que tal apoiar empresas comprometidas com a causa animal? Em nossa loja virtual, você encontra diversos produtos veganos, ou seja, que não têm nada de origem animal. Compartilhe este texto em suas redes sociais e vamos espalhar que hoje é Dia Nacional dos Animais!

Foto de capa: Paul Carmona on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *